google analyticsgoogle analytics

Como Combater o Estress para Você Perder Peso

Podemos considerar que o estresse é parte da vida moderna. Tudo aquilo que imaginamos que temos que nos tornar para sermos melhores, acaba acumulando afazeres no nosso dia a dia.

Trabalho, estudos, academia, as necessidades da família, contas para pagar, etc. E acabamos estressando até os pequenos dando à eles tarefas o dia inteiro como curso de línguas, de música, esportes, etc. Tudo para prepará-los para o tão competitivo futuro.

Essa vida competitiva que levamos hoje e que causa tanto drama para nós e às pessoas ao nosso redor pode nos levar a dois caminhos quando o assunto é peso. Alguns perdem peso, outros ganham peso. (Se você quer ir direto para “Como Combater o Estresse”, clique aqui)

E porque ganhamos peso quando estamos estressados, enquanto que outros perdem ou até mantém um corpinho saradinho? É claro que tudo depende de pessoa pra pessoa e da situação que ela se encontra. Mas não é o estresse que faz você ganhar ou perder peso e sim como você lida com ele.

Bom, se você anda estressado então você já sabe que o ganho de peso não é o único sinal da presença do estresse. Veja aqui alguns sinais:

  • Cansaço
  • Dores de cabeça
  • Alterações de humor
  • Dores e/ou tensão muscular
  • Problemas no estômago e intestino que podem incluir: enjoos, diarreia, constipação.
  • Insônia
  • Boca seca
  • Constantes resfriados
  • Diminuição de desejo sexual
  • Dificuldade em lembrar de coisas recentes
  • Dificuldade em focar
  • Constantemente preocupado
  • Alterações de apetite: comendo muito ou comendo bem pouco
  • Aumento do consumo de álcool, drogas e cigarro.

Todos estes e outros mais sintomas e sinais podem levar você a ter problemas mais sérios no seu corpo. Incluindo desordens alimentares e obesidade.

 

Estresse & Ganho de Peso

Para se defender contra o estresse nosso corpo reage de maneiras diferentes à esse tipo de ataque. O fato de não comermos de modo inadequado faz com que nosso organismo reaja evitando o gasto energético.

Como ele faz isso? Armazena as calorias ingeridas e diminui o trânsito intestinal, caso você precisa de energia mais tarde. Então a solução não é apenas comer menos para emagrecer.

E por que então engordamos quando estamos estressados? Onde tem estresse, tem cortisol. O cortisol é um dos hormônios conhecido como hormônios do estresse. Quando estamos estressados, em defesa, nosso corpo libera esse hormônio na tentativa de combater o estresse e substâncias inflamatórias. E o cortisol também contribui para o aumento de apetite. Comer  mais e não fazer boas escolhas do que comer, muitas vezes significa ganho de peso, especialmente para o ganho de gordura abdominal. (1, 2, 3, 4)

E se você também não consegue dormir o suficiente, há chances de o estresse ser o causador de suas noites mal dormidas. Alguns estudos têm mostrado que menos horas de sono e uma qualidade de sono ruim também estão relacionados ao aumento de peso geral e de gordura abdominal. (1, 2)

De 7 a 9 horas de sono todas as noites auxiliam o seu corpo a digerir e absorver  importantes nutrientes consumidos durante o dia. Portanto, se você está realmente disposto a perder as gordurinhas  e os quilinhos extra, coloque o seu corpo para descansar o tempo que ele realmente precisa.

 

Como Combater o Estresse

Bom está mais que comprovado que estresse causa aumento no apetite e que gordura e açúcar dão o conforto que tanto queremos nos momentos mais intensos. (5, 6)

E se você continuar nesse caminho a tendência é continuar ganhando peso. Portanto, tenho aqui para você, dicas de como combater o estresses.

Dieta do Medieterrâneo
Saiba mais sobre a Dieta do Mediterrâneo e Conheça o Livro “Dieta mediterrânea com sabor brasileiro”. Clique Aqui!

 

Exercícios

A prática de exercícios físicos é uma das mais importantes atividades que você pode realizar para o liberar o estresse. Exercícios físicos ajuda a diminuir hormônios causadores de estresse, como por exemplo, o cortisol, e libera endorfina, que é uma substância que contribui para o aumento do bom humor e naturalmente ajuda a aliviar dores.

Também ajuda você a ter melhor qualidade nas suas noites de sono. Irá te ajudar a se sentir melhor com você mesmo e contribuirá para a perda de peso.

 

Reduzir consumo de cafeína

A cafeína é um estimulante que está presente em alguns alimentos como café, refrigerantes, bebidas energéticas e chocolates. Doses elevadas de cafeína contribuem com o aumento da ansiedade e estresse.

As pessoas reagem de modo diferente a diferentes doses de cafeína diariamente, portanto observe como você reage ao tanto que você consome.

 

Passar mais tempo com a família e amigos ou seu animal de estimação

Apoio de amigos e familiares são muito importantes em tempos difíceis. E quem é que não consegue relaxar quando está na presença de pessoas queridas? Há um estudo que diz que, especialmente para mulheres, tempo despendido com amigos e crianças ajuda a liberar ocitocina, um hormônio aliviador de estresse. (7)

Mulheres e homens podem se beneficiar de bons relacionamentos de amizade. Um outro estudo mostra que homens e mulheres com vida social reduzida são mais estressados e depressivos. (8)

O mesmo acontece quando passamos tempo com nossos queridinhos de estimação. (9)

 

Rir

É muito difícil que risos espontâneos e estresse ocupem o mesmo lugar. Rir faz bem pra saúde, pra vida! Rir ajuda a aliviar o estresse e a tensão muscular. Portanto, encontre um bom programa, bons amigos, boas piadas e divirta-se muito.

 

Aprenda a dizer não

Se você anda aceitando mais responsabilidades do que você é capaz de gerenciar, diga não! Se você está agendando compromissos com pouco tempo de intervalos porque você quer atender todo mundo, diga não!

Muitas vezes pensamos que damos conta de tudo, mas acabamos excedendo nossos limites.  Muitos compromissos irão deixar você sobrecarregado e, consequentemente, estressado. Seja seletivo e diga não àquilo que só irá te deixar sobrecarregado desnecessariamente.

 

Não deixe para amanhã o que você pode fazer hoje

Outra maneira de evitar o estresse é se manter organizado e em dia com seus afazeres. Deixar tudo para a última hora coloca muita pressão sobre você. Vai manter você ligado o tempo todo e prejudicar o seu sono.

Tente ser o mais organizado possível. Faça listas do que você precisar realizar e com antecedência. À noite, antes de ir para a cama, anote tudo o que você precisa fazer como um lembrete para a manhã seguinte. Escolha a roupa na noite anterior e prove se achar necessário. Tente deixar tudo pronto com antecedência e coloque prioridades no topo da lista. Assim, se você não for capaz de fazer tudo, ao menos o mais importante será feito.

 

Yoga

Yoga tem sido muito popular e conhecida por ajudar a desestressar. Yoga pode treinar seu sistema nervoso a ser mais tolerante à situações de estresse. (10)

É bastante efetiva em trazer calma à sua mente, aliviar a tensão e manter você mais centrado. Estudos mostram que Yoga contribui para a saúde mental, melhora o humor e também pode auxiliar no tratamento de depressão e ansiedade. (11)

Yoga pode auxiliar no controle do cortisol, hormônio do estresse, e reduzir a pressão arterial.

Yoga faz bem para a sua mente e também para o seu corpo. Se é isso o que você procura, não deixe para amanhã, comece já!

 

Escute música que deixe você mais calmo

Geralmente música calma, do tipo clássica, são as que mais contribuem para você relaxar a sua mente e seu corpo. Ela contribui para a redução da pressão sanguínea, da frequência cardíaca, e de hormônios causadores do estresse. Só o fato de escutar música que você gosta já vai ajudar você a relaxar. E isso já é comprovado pela ciência. (12)

 

Coma alimentos anti-inflamatórios

Considerando que o estresse leva o seu corpo a entrar em defesa, o que causa inflamação, tudo aquilo que ajuda a combater a inflamação, ajuda a combater o estresse. E você pode estar causando inflamação ao seu corpo sem saber. Como? Comendo alimentos que causam ou contribuem para a inflamação. Exemplos desses alimentos são os processados, congelados e industrializados por conter elevados teores de gordura saturada, sódio e açúcar.

Portanto, evite estes alimentos e passe a consumir mais os que combatem a inflamação. Cereais Integrais, frutas, verduras e vegetais frescos devem ser prioridade no seu prato.

Ricos em ácido fólico e vitamina do complexo B o brócolis, o aspargo e o espinafre são ótimos alimentos no combate ao estresse. Assim também como as frutas silvestres (morango, amora, framboesa, etc). Outros para adicionar à sua lista são o salmão ou sardinha,   o abacate, o chá verde, o pimentão, a uva, o azeite, o tomate, e o chocolate amargo.

 

Aprenda a relaxar

Por último porém, não menos importante, é aprender a lidar com a sua própria mente e corpo. E por mais que naqueles momentos mais estressantes tudo o que você quer é se afundar na comilança, seja forte e ignore aquele pote de sorvete que parece estar chamando por você.

Sendo esta uma tarefa não muito fácil procure por coisas que te deixam feliz, à vontade e relaxado. Estresse pode, de verdade, levar à doenças muito sérias, então é importante sim, eliminar aquilo que te causa muita ansiedade pra que você possa se sentir bem com você mesmo e ter uma vida saudável.  Portanto, respire fundo e siga as dicas acima.

Se você gostou dessas dicas, comente abaixo e me conte o que melhor funciona pra você. O que te ajudar a combater o estresse e a relaxar um pouco mais.

 


Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Damos valor à sua privacidade

Nós e os nossos parceiros armazenamos ou acedemos a informações dos dispositivos, tais como cookies, e processamos dados pessoais, tais como identificadores exclusivos e informações padrão enviadas pelos dispositivos, para as finalidades descritas abaixo. Poderá clicar para consentir o processamento por nossa parte e pela parte dos nossos parceiros para tais finalidades. Em alternativa, poderá clicar para recusar o consentimento, ou aceder a informações mais pormenorizadas e alterar as suas preferências antes de dar consentimento. As suas preferências serão aplicadas apenas a este website.

Cookies estritamente necessários

Estes cookies são necessários para que o website funcione e não podem ser desligados nos nossos sistemas. Normalmente, eles só são configurados em resposta a ações levadas a cabo por si e que correspondem a uma solicitação de serviços, tais como definir as suas preferências de privacidade, iniciar sessão ou preencher formulários. Pode configurar o seu navegador para bloquear ou alertá-lo(a) sobre esses cookies, mas algumas partes do website não funcionarão. Estes cookies não armazenam qualquer informação pessoal identificável.

Cookies de desempenho

Estes cookies permitem-nos contar visitas e fontes de tráfego, para que possamos medir e melhorar o desempenho do nosso website. Eles ajudam-nos a saber quais são as páginas mais e menos populares e a ver como os visitantes se movimentam pelo website. Todas as informações recolhidas por estes cookies são agregadas e, por conseguinte, anónimas. Se não permitir estes cookies, não saberemos quando visitou o nosso site.

Cookies de funcionalidade

Estes cookies permitem que o site forneça uma funcionalidade e personalização melhoradas. Podem ser estabelecidos por nós ou por fornecedores externos cujos serviços adicionámos às nossas páginas. Se não permitir estes cookies algumas destas funcionalidades, ou mesmo todas, podem não atuar corretamente.

Cookies de publicidade

Estes cookies podem ser estabelecidos através do nosso site pelos nossos parceiros de publicidade. Podem ser usados por essas empresas para construir um perfil sobre os seus interesses e mostrar-lhe anúncios relevantes em outros websites. Eles não armazenam diretamente informações pessoais, mas são baseados na identificação exclusiva do seu navegador e dispositivo de internet. Se não permitir estes cookies, terá menos publicidade direcionada.

Visite as nossas páginas de Políticas de privacidade e Termos e condições.