Açúcar ou adoçante, qual a melhor opção?

“Açúcar ou adoçante, qual a melhor opção?”

Essa é uma pergunta que muitos de nós fazemos toda vez que temos que reduzir calorias na nossa alimentação diária. Se você também está neste mesmo barco, você não está só!

Ah! Leia até o final. Tenho algo pra você!

Primeiro é preciso que você entenda o que eles são, quais são suas alternativas, quais os benefícios e os prejuízos que eles nos trazem, para que assim, você possa fazer sua escolha.

É preciso também entender que eles estão presentes em todo lugar. Especialmente em alimentos industrializados e mesmo alimentos que são conhecidos como saudáveis também possuem a sua porção de açúcares ou adoçantes e portanto, devem ser consumidos com moderação.

Adoçantes Artificiais

Açúcar ou adoçante, qual a melhor opção?

Adoçantes artificiais são os substitutos do açúcar de mesa e apesar de alguns serem sintéticos são produzidos à partir de substâncias naturais e há também os que são derivados do petróleo.

Os adoçantes artificiais podem ser uma boa alternativa para substituir o açúcar porque eles possuem poucas calorias. Em comparação com o açúcar, você vai precisar de bem menos adoçante para adoçar seus alimentos porque eles possuem um poder adoçante bem maior que o açúcar. Aguns deles são:

São muitas vezes utilizados em receitas caseiras para substituir o açúcar e são usados grandemente nos alimentos processados. Alguns desses alimentos são:

A desvantagem em alguns destes adoçantes é que eles deixam sabor residual, ou seja, um sabor amargo na boca logo depois de ter sido ingerido.

Por esse motivo a preferência varia e alguns até misturam dois tipos ou mais na tentativa de se livrar desse sabor.

Outra desvantagem são os efeitos colaterais que alguns têm para algumas pessoas. Eles podem causar náusea, dores de cabeça, irritabilidade, gases e diarréias.

Já as vantagens dos adoçantes artificiais é que eles não prejudicam os dentes, não provocam cáries e é possível que possam ajudar em:

Perda de peso

Por possuírem bem menos calorias que o açúcar eles são uma ótima substituição quando o objetivo é reduzir carboidratos. Uma lata de refrigerante de cola possui 139cal equivalente a 35g de açúcar. Enquanto que uma lata do mesmo refrigerante zero possui quase 0cal e 0g de açúcar.

Diabetes

Por não serem carboidratos eles não elevam os níveis de açúcar no sangue mas, antes de passar a consumi-los é importante consultar seu médico e/ou nutricionista. Não podemos nos esquecer que “cada caso é um caso”.

Alguns estudos feitos com ratos nos anos 70 relaciona o consumo de adoçantes (sacarina) ao câncer. De acordo com o Instituto Nacional do Câncer Americano (National Cancer Institute) não foi encontrado evidências científicas de que os adoçantes artificiais, incluindo a sacarina, causam câncer e qualquer outro prejuízo à saúde, se consumidos nas doses recomendadas.

Adoçantes Naturais

Açúcar ou adoçante, qual a melhor opção?

Estes são outro tipo de substitutos do açúcar que são promovidos como mais saudáveis que outros substitutos de açúcares porém, mesmos estes adoçantes naturais passam por processos de refinamento. Alguns deles são:

Eles podem parecer uma opção mais saudável que o açúcar porque são naturais porém, as vitaminas e minerais contidos neles não são assim tão diferentes.

Por exemplo o mel, também usado para substituir o açúcar por muitos, são nutricionalmente bem semelhantes e são processados pelo nosso corpo da mesma maneira.

Outro alerta sobre o mel é que ele pode conter grandes quantidades de esporos da bactéria que produz a toxina do botulismo portanto, não é recomendado para crianças menores de 1 ano de idade.

Adoçantes naturais podem ser uma opção melhor que os artificiais, já que possuem nutrientes que os artificiais não possuem.

Tente encontrar qual o mais adequado pra você na hora de escolher. Alguns podem ser aquecidos mas, outros não. Você pode se adaptar mais ao sabor de um do que do outro. Além deles possuírem diferentes vantagens e desvantagens entre eles.

Açúcar

Açúcar ou adoçante, qual a melhor opção?

O açúcar que é o mais comum no nosso dia-a-dia e o mais acessível em questão de preço e facilidade para encontrá-lo. Ele é também o mais saboroso para a maioria de nós porém, é um produto que perde a maioria de seus nutrientes no processo para refiná-lo.

Levando em consideração que, nós brasileiros, consumimos 50% a mais da quantidade recomendada pela OMS, acabamos favorecendo o aumento das chances de doenças. Algumas dessas doenças são diabetes, obesidade, síndrome metabólica e outras mais.

Além de também prejudicar a saúde dos dentes causando cáries.

Substituindo o açúcar

Se a ideia é excluir o açúcar da sua dieta, não basta apenas substituir o açúcar por adoçantes no chá, no café ou nos sucos. Ele deve ser substituído em todas as preparações onde ele é adicionado como bolos, biscoitos e mingaus.

Vale lembrar também que muitos alimentos processados ou industrializados possuem grandes quantidades de açúcar.

Se sua intenção é de encontrar uma opção mais saudável que o açúcar comum, você pode optar pelo açúcar mascavo, por exemplo. Ele tem uma quantidade maior de cálcio e ferro.

Outra opção ainda é o açúcar demerara, que é parecido com o mascavo, mas tem grãos um pouco mais finos.

Já o açúcar light consiste em uma mistura de açúcar refinado com adoçantes artificiais que oferece menos calorias e mascara o gosto metálico.

O importante é que seja qual for sua opção você deve considerar que eles são bastante calóricos e que portanto, devem ser consumidos com moderação.

A recomendação de consumo de açúcar por dia para mulheres é de 25g e para homens é de 36g, segundo a OMS.

Qual a melhor opção?

E qual será então, a melhor opção? Açúcar ou adoçante? Se você ainda não conseguiu se decidir, continue lendo.

Para diminuir o consumo de calorias você pode substituir o açúcar por adoçante mas, o ideal é que você leve em consideração optar por uma dieta mais saudável e equilibrada.

Muitos alimentos industrializados considerados diet, light ou zero, não possuem açúcar mas possuem outros componentes que são tão ou até mais prejudiciais.

Os refrigerantes sem açúcar, por exemplo, possuem uma grande quantidade de sódio.

Se sua intenção é uma vida mais saudável ou a redução de peso, sendo açúcar ou adoçante, o ideal é reduzí-los  ao máximo. Procure fazer uma dieta mais equilibrada com mais verduras, legumes e frutas.

Não acrescente açúcar às suas bebidas. Especialmente sucos de frutas, verduras e/ou legumes. Estes alimentos possuem frutose, o açúcar natural deles, e se você fizer a combinação certa nem sentirá muita diferença.

Cortar refrigerantes e sucos industrializados é o mais recomendado. Eles possuem alta concentração de açúcar. A quantidade de açúcar dos sucos é bem semelhante à dos refrigerantes. 

Evite o consumo de geléias, achocolatados, pães, molhos para saladas e iogurtes. Estes são alimentos que contém grandes quantidades de açúcar.

Prefira o cacau em pó ou chocolate amargo, iogurtes naturais e temperar saladas com molhos caseiros.

Quanto menos adicionar, melhor!

Se você quer mais informações e sugestões para redução, não somente de açúcar mas, também de carboidratos de modo geral, continue acompanhando as postagens do meu blog.

Veja também a receita do Bolo de Banana sem açúcar e sem trigo.

Dê uma olhada nos outros artigos que você poderá ver algo que possa te ajudar também.

E se você gostou do meu trabalho, curte aí! Vou ficar muito feliz em saber que estou contribuindo para você ter um estilo de vida mais saudável.

Perguntinha …

Qual a sua opção, açúcar ou adoçante? E porquê? Deixe também seu comentário abaixo. 

Tenho um presente para você!!!!!

Para te ajudar a colocar minhas dicas em prática, preparei pra você um Mini E-book Gratuito com uma lista de 24 frutas e a quantidade de açúcar (frutose) contida nelas.

Também disponibilizo pra você 5 receitas de Suco Detox e uma receita fit surpresa.



Sair da versão mobile