Super Alimentos são os salvadores de nossas vidas? Eles são capazes de nos tornar super saudáveis ou isso tudo é só conversa?
Embora o termo Super Alimentos não seja o mais adequado para estes alimentos porque, na verdade, isso não existe. Digo isso porque ninguém se transforma em um super herói para combater o crime comendo uma lata de espinafre como fazia o Popeye.
É claro que o nome é uma jogada de marketing porém, tem um fundamento. Esses alimentos são ricos em muitos nutrientes e capazes de afetar a saúde de forma positiva.
Milagrosos?
É também importante compreender que tão pouco existe um alimento milagroso. Que, por si só, irá curar doenças. Alimentar-se bem, com variedade de nutrientes importantes para a manutenção da saúde e prevenção de doenças é a chave para uma vida saudável.
A ausência de nutrientes essenciais pode sim nos levar a ficarmos doentes. A reposição também pode contribuir para a melhora da saúde.
Fique atento a estes alimentos tão ricos e os coloque para fazer parte da sua alimentação mais frequentemente.
Couve
A couve é uma verdura muito rica em nutrientes e de baixo valor calórico. Ela contém importantes antioxidantes que trazem muito benefícios à saúde no combate aos radicais livres. Os radicais livres estão dentre um dos responsáveis pelo surgimento de doenças como o câncer.
Uma xícara de couve crua tem mais vitamina C que uma laranja. Ela também contém substâncias que ajudam a reduzir o colesterol.
Ela também é rica em vitamina K, que tem um papel muito importante na coagulação sanguínea. Uma xícara de couve tem 7 vezes a recomendação diária de vitamina K. Importantes minerais como potássio, cálcio e magnésio também são encontrados na couve.
Na perda de peso
Sendo um alimento denso em nutrientes, ou seja, rico em nutrientes e de baixo valor calórico, a couve faz uma excelente contribuição nas dietas para perda de peso. Por essa razão considerado como um dos Super Alimentos.
A couve é parte do grupo de vegetais de folhas verde escuro. Neste grupo também encontramos a acelga, as folhas do nabo e espinafre.
Açaí
O açaí é um super alimento, ou um alimento denso em nutrientes (rico em importante nutrientes) e em particular, diferente de outras frutas, ele é rico em gordura saudáveis e pobre em açúcar.
Açaí é incrivelmente rico em antioxidantes, que são muito bem absorvidos no intestino. Estes antioxidantes contribuem para a saúde das células do cérebro que sofrem danos por inflamação e oxidação.
Cuidado!
Fique atento ao comprar açaí. Leia as informações nutricionais no rótulo. Tenha certeza que é apenas a polpa da fruta e não um purê adicionado de açúcar e outros ingredientes que não são benéficos.
Outras frutas silvestres, como o morango, a framboesa, o mirtilo, a pitanga e a amora também são ricos em vitaminas e minerais importantes para o bom funcionamento do intestino e, assim como o açaí, rico em antioxidantes.
Ovos
Mais um nas lista dos Super Alimentos é o ovo. Ovos são ricos em muitos nutrientes incluindo as vitaminas do complexo B, selênio, vitamina A, ferro e fósforo.
Eles também são ricos em proteína de alta qualidade e excelente fonte de gorduras saudáveis.
Os ovos possuem importantes antioxidantes que são conhecidos por proteger a visão e a saúde dos olhos.
Lentilha
A lentilha tem alto teor de fibras, vitaminas, ferro, pouca gordura e ótima fonte de proteína vegetal, que contribui para a formação de massa muscular.
As leguminosas, família da qual a lentilha faz parte, são um grupo de plantas que inclui os feijões, o grão-de-bico, a soja, a ervilha e a alfafa.
Estes alimentos são ricos em vitaminas, minerais, proteínas e fibras que contribuem para a prevenção de muitas doenças.
Pesquisas indicam que as leguminosas contribuem para a melhora do diabetes do tipo 2 e a reduzir o colesterol e pressão arterial.
Nozes e Sementes
Este grupo contém alimentos ricos em fibras, proteína vegetal e gorduras saudáveis.
Elas são ótima contribuidoras para a saúde do coração e para o emagrecimento.
A chia ajuda a proteger os ossos por causa dos minerais presentes nela.
A macadâmia ajuda a retardar o envelhecimento, reduzir os níveis de colesterol ruim e contribui para a saúde dos ossos e dentes.
A castanha, rica em selênio, contribui para o retardo do envelhecimento, para a melhora do sistema imunológico e combate os radicais livres.
São parte do grupo das oleaginosas (nozes) amêndoa, pistache, castanhas, macadâmia e a noz.
Parte do grupo das sementes são a chia, a linhaça, sementes de girassol e de abóbora.
Iogurte
Considerado um dos Super Alimentos, o iogurte é uma excelente fonte de cálcio, proteína e probióticos. Os probióticos são bactérias boas que protegem o nosso organismo contra as bactérias ruins.
Alimentos fermentados, ricos em probióticos, trazem muitos benefícios à saúde como a redução do colesterol, da pressão arterial, contribui para o bom funcionamento do sistema digestório e possui efeitos antiinflamatórios.
Fique atento na hora de comprar iogurte. Olhe as informações nutricionais para ter certeza de que você está comprando iogurte de verdade e não algo cheio de corantes, aditivos e açúcar.
Alho
Alho é uma excelente fonte de vitamina C, magnésio, vitamina B, selênio e fibra. Tem pouquíssimas calorias. Ele também possui componentes que são benéficos para a saúde. Estes componentes são formados quando amassamos ou cortamos o alho fresco.
Estudos mostram que suplementação de alho fortalece o sistema imunológico e contribui para a prevenção e melhora de gripes e resfriados.
Quem diria que o alho é também considerado mais um entre os Super Alimentos?
Azeite
O azeite é uma ótima fonte de Vitamina E e gorduras monoinsaturadas que ajudam a reduzir o risco de doenças cardíacas. Também protege as células do nosso corpo contra danos causados por estresse oxidativo.
Suas propriedades antioxidantes combatem inflamações. Pessoas que consomem azeite tem um menor risco de AVC (acidente vascular cerebral).
O azeite extra virgem tem propriedades antibacterianas e tem mostrado ser efetivo contra a H. pilori, que um tipo de bactéria que pode causar úlceras e câncer no estômago.
Salmão
O salmão é um peixe muito nutritivo rico em gorduras saudáveis, proteína, vitamina B, potássio e selênio.
É uma das principais fontes de ômega-3 que ajuda a reduzir inflamações. Contribui para a redução de diabetes, doenças do coração e manutenção do peso.
Duas à três vez por semana é o suficiente para a contribuição de tais nutrientes e evitar o consumo excessivo de minerais pesados que podem trazer efeitos negativos à saúde.
Abacate
O abacate, ou o avocado (ainda mais nutritivo) é mais um encontrado entre aqueles que são considerados Super Alimentos. Ele é rico em vitaminas, minerais, fibra e gorduras saudáveis.
Assim como o azeite, o abacate contribui para a redução de inflamações no nosso corpo.
Comer abacate pode significar reduzir os riscos de diabetes, doenças do coração e certos tipos de câncer.
Batata Doce
A batata doce roxa, assim como o inhame, são muito ricos em nutrientes. Os dois são ricos em vitaminas do complexo B, mas a batata doce tem mais betacaroteno e vitamina C. Já o inhame tem mais potássio e fósforo. Ele pode contribuir para prevenir doenças como a osteoporose.
A batata doce é rica em antioxidantes que ajudam no controle dos níveis de açúcar no sangue. É também fonte de carotenóides que podem reduzir o risco de certos tipos de câncer.
Cereais
Integrais – Aveia e Quinoa
Cereais integrais de modo geral são excelente fonte de fibras solúveis e insolúveis, vitaminas do complexo B e minerais. Têm mostrado baixar os níveis do colesterol ruim, proteger o coração contra doenças e reduzir níveis de açúcar no sangue.
Aveia
A aveia é também fonte de vitaminas, minerais e antioxidantes. Ela ajuda a trazer benefícios à saúde, especialmente no tratamento da diabetes do tipo 2, pressão arterial alta e diminui os riscos de doenças do coração porque contribui com a diminuição do colesterol total e o LDL (colesterol ruim).
A Aveia também contribui para a redução de peso e especialmente de gordura abdominal.
Quinoa
A quinoa contém flavonóides, um antioxidante que traz muitos benefícios à saúde por suas propriedades antiinflamatórias.
Ela possui mais fibra que a maioria dos cereais integrais. É um excelente alimento para os intolerantes à glúten.
Excelente também fonte de proteina para veganos e vegetarianos por ser muita rica em todos os aminoácidos que precisamos.
De bem baixa caloria, a quinoa contribui para o controle de níveis de açúcar no sangue e na manutenção ou perda de peso.
Brócolis
O brócolis é rico em cálcio, zinco, potássio, ferro, vitamina A, C, K, B1, B2 e B9, e fibras.
O brócolis é um grande aliado no fortalecimento do sistema imunológico. É um alimento rico em cálcio, o que auxilia no processo de calcificação.
A cada 100 gramas de brócolis cru temos em torno de 400mg de cálcio. Um dos inúmeros benefícios relacionado ao consumo regular do brócolis é o auxílio na proteção cardiovascular, justamente pela presença de antioxidantes e os seus demais nutrientes.
Mais um para a lista dos Super Alimentos!
Tomate
O tomate contém a maioria dos carotenóides, incluindo o licopeno, e é também uma excelente fonte de vitamina C. A vitamina C é um antioxidante importante para inibir radicais livres e combater inflamações em nosso organismo.
O tomate previne doenças e ajuda a fortalecer as defesas do corpo. Devido ao seu efeito cicatrizante, ele é especialmente recomendado para as pessoas que tenham algum ferimento ou que estejam se recuperando de uma cirurgia, por exemplo.
Devido ao seu alto teor de água e fibras, o tomate tem um grande efeito diurético. É por isso que ele é recomendado para as pessoas que têm tendência à retenção de líquidos.
Beterraba
Alimento de baixa caloria, a beterraba é também rica em vitaminas e minerais que trazem muitos benefícios à saúde.
Por possuir alta concentração de nitratos, a beterraba reduz a pressão arterial, o que ajuda a prevenir doenças do coração e AVC.
Se consumida de 2 à 3 horas antes das atividades física, pode contribuir para a performance dos treinos em atletas.
O fato de ter baixa caloria e ser rica em água, a beterraba contribui para o emagrecimento.
Por sua alta quantidade de fibras, contribui para o bom funcionamento do trânsito intestinal e possivelmente, na redução de doenças crônicas.
A beterraba é rica em antioxidantes que ajudam na prevenção de câncer.
Quanto mais variado, melhor
Lembrando sempre que, para alcançar boa saúde por meio dos alimentos, é importante focar não somente em um ou alguns tipos de alimentos.
Procure sempre variar os tipos de alimentos consumidos diariamente, incluindo os alimentos citados acima, para se aproveitar dos benefícios que eles oferecem.
Perguntinha …
Esses alimentos fazem parte da sua dieta no seu dia-a-dia? Qual deles você gosta mais? Tem alguma dica de como consumí-los? Comente abaixo!
Não se esqueça de curtir se você gostou.