As 3 Melhores Dietas

Todo começo de ano estamos sempre dispostos a mudar alguns hábitos para ter uma vida melhor. Nestas mudanças estão incluídas as de hábitos alimentares, ou seja, melhores dietas.

E imagino que logo no começo deste ano você deve ter optado por algum tipo de mudança também. Metas para um ano melhor!

Porém, quando se trata de hábitos alimentares, essas mudanças podem ser um pouco mais complicadas. E isso porque temos a tendência de escolher uma dieta a seguir.

Mas a dúvida maior nisso tudo é … qual dieta é a melhor pra você?

Pensando em ajudar você a enfrentar este desafio é que decidi escrever este artigo. Você verá aqui algumas as 3 melhores dietas para este ano (2019) e quais são os benefícios que elas trazem à saúde, qual o objetivo e critérios de cada uma delas.

Segundo a U.S. News & World Report, as três dietas melhores para 2019, na classificação geral, são a Dieta do Mediterrâneo, seguida da Dieta Dash e a Dieta Flexível.

[U.S. News & World Report é uma Companhia de Mídia Americana que publica notícias, opinião, conselhos ao consumidor, posições e análises. Fundada como uma revista semanal de notícias em 1933.]

Vamos então conhecer um pouco mais sobre elas?

Dieta do Mediterrâneo

A Dieta Mediterrânea é baseada em alimentação rica em frutas, verduras, legumes, cereais integrais, peixes, oleaginosas (nozes), azeite e leguminosas (feijões, por ex.). Leite e derivados, e também o vinho têm participação na dieta. Esta é uma dieta muito bem equilibrada e está focada em alimentos mais inteiros, ou seja, o menos processado possível, frescos e que inclui variedade de nutrientes.

O que quer dizer que o consumo de carnes vermelhas, açúcar e gorduras saturadas são bastante reduzidos.

Ela é chamada por este nome por causa do Mar Mediterrâneo que banha países como a Grécia, itália, França, Espanha e muitos outros. E apesar de seus habitantes comerem pratos diferentes, eles têm o mesmo princípio em comum.

Essa é uma dieta que vai muito mais além do objetivo de perder peso. Essa é uma dieta que você pode levar por toda a vida. Ela faz bem ao coração e ao cérebro, ajuda a prevenir o câncer e prevenir e controlar o diabetes. E proporciona longevidade, ou seja, previne mortes prematuras, contribuindo para um tempo de vida mais longo.

Ela também se destacou na categoria de Dieta Mais Fácil para Seguir, Melhor Dieta para Vida Saudável, Melhor Dieta para o Diabetes e empatou com a Ornish Diet como a Melhor Dieta para a Saúde do Coração.

Uma revisão publicada pelo jornal Metabolic Syndrome and Related Disorders (Síndrome Metabólica e Desordens Relacionadas), sugere que a Dieta Mediterrânea, especialmente combinada com exercícios físicos, e seguida por mais de 6 meses, foi associada com redução do ganho de peso.

A Harvard em associação com a OMS (Organização Mundial da Saúde) e a Oldways (equipe de especialista em alimento sem fins lucrativos de Boston) criaram a Pirâmide Alimentar da Dieta Mediterrânea. Veja abaixo:

Harvard_food_pyramid

 

Se você se interessa pela dieta mediterrânea mas acredita que vai ser difícil se adaptar às mudanças, no site da Amazon você encontra um livro que tem explicações sobre os princípios ativos de diferentes alimentos e receitas saborosas adaptadas ao sabor brasileito. Este livro foi composto por um médico e um gourmet. Vale à pena checar. Clique aqui para saber mais.

Dieta DASH

DASH é a abreviação para Dietary Approaches to Stop Hypertension, que quer dizer Abordagens Dietéticas para Parar a Hipertensão. Também considerada excelente para a saúde do coração. Foi considerada a número por muitos anos.

Ela foi projetada, a princípio, para ajudar a reduzir a hipertensão sanguínea e tem se mostrada eficiente em reduzir o colesterol ruim e o excesso de peso, além de outros benefícios.

Os principais alimentos dessa dieta são as frutas, legumes, cereais integrais, carnes magras e leite e derivados em baixa quantidades de gorduras.

Outra característica importante na Dieta DASH é a quantidade de sódio consumido. Que neste caso é reduzida para até 1.500 mg/dia.

Assim com a Dieta Mediterrânea, a DASH é também considerada uma dieta capaz de ser seguida por toda a vida, por ser equilibrada e sem restrições rígidas.

Dieta Flexível

A Dieta Flexível ou a Dieta Semi Vegetariana, como é também conhecida, permite que você consuma pequenas quantidades de proteína animal como a carne bovina, aves e peixes. A maior porção consumida, nesta dieta, está nas frutas e vegetais (legumes e verduras).

Reduzindo, e não eliminando, o consumo de proteína animal, você estará contribuindo para a redução do colesterol ruim, pressão arterial, e também reduzindo os riscos de doenças do coração, diabetes e câncer.

Além de muitos benefícios à saúde, esta dieta também contribui para a perda de peso. Vale lembrar que a indicação do consumo das carnes é para as carnes magras.

Portanto, se você é fã da dieta vegetariana mas curte comer carne de vez em quando, esta é ideal para você.

Sobre a Dieta Keto

A Dieta Keto, ou Cetogênica, entrou para a categoria de Melhores Dietas para Perda de Peso Rápido. Ela está em segundo lugar empatada com a Dieta Atkins.

Ela é baseada em redução de carboidratos (low-carb) e rica em gorduras para uma rápida redução de peso. Quando eliminados pão e açúcar da dieta, nosso corpo entra em cetogênese, um estado em que faz com que nosso organismo queime gordura ao invés de carboidratos

A dieta Cetogênica limita o consumo de carboidratos à 35g/dia. O que significa que você deve reduzir muito o consumo, não somente de pães e açúcares, mas também de frutas, legumes, verduras, sementes e oleaginosas (nozes).

Ela foi criada para ser usada na medicina neurológica, para ajudar a reduzir convulsões difíceis de serem controladas, especialmente em crianças. E mais recentemente, está sendo usada para o emagrecimento rápido.

Por conta da alta redução de frutas, vegetais e cereais integrais, essa dieta pode causar cansaço excessivo (pela redução de carboidratos que fornecem energia rapidamente) e constipação (pelo baixo consumo de fibras)

Fazer ou Não Fazer Dieta

Bom, antes de mais nada, quero esclarecer o uso do termo “Dieta”. Este é um termo muito usado para as dietas de emagrecimento, porém o significado é o mesmo que “Plano Alimentar”, portanto seja qual for o objetivo da sua alimentação, perder peso, controlar ou prevenir doenças e manter a saúde, é chamada dieta.

Neste caso, devemos sim fazer dieta, ou seja, ter uma plano alimentar para que possamos ter uma alimentação mais saudável e não apenas comer o que temos vontade descontroladamente.

A questão aqui deve ser … Devemos escolher alguma dieta popular para alcançarmos nossos objetivos?

Se é uma dieta equilibrada que você poderá seguir sua vida inteira e que vai poder proporcionar à você uma vila saudável e ativa. Eu diria sim!

Porém se você não é do tipo que vai seguir à risca um plano alimentar porque o que você precisa é apenas manter a saúde. A dica é mantenha o equilíbrio.

Outra dica importante é que, dietas para emagrecimento rápido são, geralmente, difíceis de se manter por muito tempo. Elas também possuem efeitos colaterais como fadiga, mal humor e outros mais. Além de disso, podem te levar ao tão conhecido “efeito sanfona” que traz prejuízos ao seu corpo.

Você observou que o que as três dietas mais populares têm em comum é o equilíbrio? Todas elas falam de comer dos três grupos (carboidratos, proteínas e gorduras saudáveis).

Portanto, seja qual for a sua escolha, tenha em mente que o mais importante é que você possa ter uma dieta que possa fazer parte do seu estilo de vida e que não seja apenas uma solução temporária.

Agora eu gostaria de saber de você …

Você já tentou alguma dieta da moda? Qual foi o resultado?

Se você quer saber mais sobre alguma das dietas citadas acima, ou qualquer outra, coloque aqui abaixo nos comentários para que eu possa fazer um artigo especial pra você.

  • 5 Receitas de Sucos Detox
  • 1 Lista com mais de 20 frutas com a quantidade de frutose (açúcar) contida em cada uma.
  • 1 Receita Fit Surpresa
Sair da versão mobile